Quero deixar bem claro que não apoio o comércio de animais, sou a favor da adoção. Porém, considero de extrema importância orientar as pessoas que desejam ter um animal de raça em casa. Afinal, sabemos que hoje em dia existem milhares de criadores irresponsáveis, conhecido como "fábrica de animais", que os exploram visando apenas o lucro. 
Pense muito bem antes de escolher uma raça, e mais ainda, antes de escolher o criador!!!!


Pesquise a raça e seus criadores ANTES de ver qualquer ninhada. O companheiro que você escolher ficará a seu lado por muitos anos. O tempo gasto no presente poupará muitas decepções no futuro. Você encontrará muitos filhotes à venda no país, porém altos preços não são um indicativo de qualidade. O criador deve fornecer um registro detalhado da saúde, do temperamento e da longevidade de seus ancestrais. Pet shops, criadores ávidos por lucro, ou intermediários, chegam a cobrar até mais caro e fornecem apenas os certificados de vacinação e vermifugação daquele único filhote ou ninhada. O registro no CBKC ou em qualquer outra entidade, não garante um animal saudável.

Compra e pesquisa pela internet 
A Internet é uma excelente fonte de informações para a pesquisa de diferentes raças e criadores. Muitos clubes de raça mantêm websites repletos de informações. Vale a pena dedicar algum tempo para analisá-las. Porém, a Internet também promove a satisfação instantânea e armadilhas do tipo "eu quero um filhote AGORA". Criadores ávidos por uma venda rápida, sem ter que responder a muitas perguntas, proliferam neste meio. É possível encontrar criadores responsáveis na Internet também, contudo VOCÊ terá que PESQUISAR para identificá-los. Faça várias perguntas e insista em receber respostas claras e comprováveis. Sempre que efetuar compras à distância ou pela Internet, procure obter do criador informações detalhadas a respeito das condições de vida e do histórico de seu plantel. As "fábricas de animais" existem por que, de maneira consciente ou inconsciente, os compradores as sustentam. Criadores responsáveis têm orgulho de suas linhagens e publicam os nomes de registro, títulos e resultados de exames clínicos em destaque em seus websites. Fique atento ao comprar pela Internet e verifique o histórico de seu filhote. É preferível procurar um criador local que você possa visitar pessoalmente.

Criadores responsáveis. Ao conversar com um criador, avalie suas práticas comerciais e sua dedicação para com os animais que possui, acasala e vende. Caso algo desperte sua desconfiança, dê ouvidos às suas "suspeitas" e procure outro criador. O criador ideal deve ser alguém que esteja disponível para esclarecer quaisquer dúvidas futuras sobre seu filhote. Ele deve ser uma pessoa com que você possa sempre contar e não apenas alguém que receba seu dinheiro e desapareça para sempre. Jamais realize um compromisso de compra ou efetue um depósito sem um contrato por escrito que lhe pareça apropriado e que inclua a garantia de registros, um pedigree de várias gerações e o histórico clínico familiar detalhado do filhote. Para evitar problemas e decepções, solicite um registro por escrito de todas as transações e acordos efetuados.
Criadores responsáveis realizam acasalamentos com o objetivo de obter o padrão ideal da raça em termos de conformação, temperamento e saúde. Eles visam a aprimorar cada geração e sabem que a qualidade de um filhote vai muito além de uma bela marcação na pelagem. Eles investem tempo, dedicação e recursos substanciais no aprendizado e na compreensão sobre a raça. Caso o criador seja inexperiente, pergunte sobre os mentores que o orientaram sobre o histórico e as características da raça. O criador deverá explicar seus objetivos, tanto em longo prazo como para a ninhada atual. Ele deverá fornecer respostas específicas e não simplesmente alegar: "Quero produzir belos filhotes e vendê-los para pessoas legais".
Um criador consciencioso não realizará uma venda até que tenha absoluta certeza de que o filhote seja adequado ao comprador. Além disso, ele enfatizará a importância de manter contato com o comprador para que possa acompanhar o desenvolvimento do filhote e utilizar estas informações no aprimoramento de seu programa de criação.  Se você não tiver certeza de que o criador com quem está negociando é responsável e dedicado, não compre o filhote.

Fique Alerta!


Procure um criador que:
  • demonstre interesse em conhecê-lo, em compreender suas expectativas e que procure encontrar o filhote com o temperamento e o caráter adequados para você e sua família.
  • convide você para conhecer seus animais e o ambiente em que vivem.
  • o incentive a tomar uma decisão consciente antes que você acrescente um novo membro à sua família.
  • comprove a qualidade da matriz, do padreador e de seus ancestrais e parentes através de pedigrees, títulos homologados, exames de aptidão à reprodução clínicos e genéticos e informações sobre as idades e causas mortis dos cães envolvidos.
Cuidado com quem:
  • demonstra ansiedade em realizar a venda sem ao menos conhecer o comprador e que não se interessa pelas suas necessidades e as do filhote.
  • não permite que você visite o plantel para conhecer seus animais no ambiente em que vivem e pretende entregar o filhote em outro local.
  • exige um depósito antes de apresentar o pedigree, o contrato de venda e as informações clínicas.
  • tenta apressá-lo em sua decisão.
  • entrega filhotes com menos de 60 dias de vida.
  • utiliza superlativos como "ótima linhagem",  "estrutura óssea excelente" e "sem problemas de saúde"  e que não comprova estas afirmações através de todas as gerações do pedigree e, principalmente, através do padreador e da matriz.
  • faz afirmações generalizadas alegando que animais importados são "mais saudáveis" e que "possuem um padrão superior de qualidade" sem ter comprovação destes fatos.

Procure por um criador honesto que:
  • discuta tanto os aspectos positivos quanto os negativos da raça.
  • avalie os defeitos e as qualidades de cada filhote e que procure encontrar o exemplar mais adequado para você.
  • demonstre interesse sobre o estilo de vida e as expectativas do comprador para que seu filhote tenha uma vida feliz em seu novo lar.
  • esteja disposto a esclarecer suas dúvidas e a fornecer-lhe respostas claras e específicas.
  • explique os objetivos e os resultados de seu programa de criação.
Fique longe de vendedores que:
  • Evitam discutir os problemas inerentes à raça, atendo-se apenas a afirmações vagas sobre as qualidades a raça, de seus animais e dos filhotes à venda.
  • Consideram todos os seus filhotes maravilhosos e ideais para você.
  • Cobram mais caro por filhotes com padrão para exposição sem oferecer qualquer justificativa para tal classificação, exceto a marcação apropriada da pelagem.
  • Respondem às suas perguntas de forma evasiva, ou mostram-se ofendidos com suas dúvidas.
  • Não oferecem orientações relativas aos cuidados, à alimentação e ao adestramento do filhote.
  • Fornecem informações vagas sobre o tamanho de seu plantel, os alojamentos de seus aniamis  e as atividades em que participam.
  • Não declaram os resultados de suas ninhadas anteriores.

Acordos/Contratos de Venda:
Um criador consciencioso:
  • possui um contrato bem definido que estipula claramente os prazos e as condições de venda e as responsabilidades tanto do comprador como do vendedor e que especifica a proteção o futuro do filhote.
  • fornece garantias por escrito e mostra-se disposto a explicar suas condições de validade.
  • utiliza acordos de castração e/ou de registro limitado para todos os filhotes de "qualidade pet" e não-aptos à reprodução devido a defeitos genéticos.
  • irá orientá-lo em seu envolvimento com a raça, caso você pretenda tornar-se um criador

Considerações Finais: 
Existem vários aspectos a serem analisados ao adquirir um animal. Primeiramente, pesquise e escolha uma raça e depois procure um criador responsável que esteja disposto a ajudá-lo a encontrar o filhote ideal. Vale a pena pesquisar, afinal você está à procura de seu melhor amigo!


Texto adaptado, do site http://www.cpbb.com.br