sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Lugar de gato é dentro de casa! Saiba porque...

Gatos que não têm acesso à rua vivem mais e melhor
Gatos não somem! Atropelamentos e envenenamentos não são coisas inevitáveis e nem duas das causas naturais da morte dos gatos!

Existe uma crença de que os gatos necessitam de liberdade para viver bem, sendo comum escutar de familiares, vizinhos e conhecidos que eles precisam sair para passear. Mas, infelizmente, também é muito comum escutar dessas mesmas pessoas histórias de gatos que saíram para dar sua voltinha habitual e nunca mais voltaram.
Quantas vezes todos nós já escutamos essa frase: “meu gato sumiu” ou ainda “gatos são animais ingratos, nós cuidamos tão bem deles e depois eles simplesmente vão embora”. A verdade é que esses gatos não sumiram nem evaporaram misteriosamente, muito pelo contrário Eles provavelmente morreram de uma maneira trágica.
Por mais diversão que os gatos possam ter nas ruas, a verdade é que lugar de gato é dentro de casa. A expectativa de vida de um gato que tem acesso à rua é de apenas cinco anos, enquanto gatos que moram dentro de casa chegam a viver mais de vinte anos.  

Atropelamento: Soltos pelas ruas, os gatos correm muitos riscos. O mundo de hoje não é um lugar seguro para eles. O trânsito, cada vez mais enlouquecido, aumenta muito as chances de acidentes com carros e atropelamentos. Quase sempre esses acidentes são fatais. Quando não o são, os gastos com veterinários são exorbitantes, pois muito dificilmente um gato atropelado sairá ileso. Ele terá fraturas e traumas múltiplos e poderá carregar consigo seqüelas por toda a vida.

Envenenamento: Outro risco que acarreta sempre a morte do animal é o envenenamento. Muitas pessoas – arriscaria até mesmo dizer que a maioria – não gostam de bichos. Não gostam especialmente de gatos. Os vêem, erroneamente, como um animal nocivo ao bem-estar e à saúde humana. Outros, simplesmente não gostam de ser incomodados com os miados escandalosos de gatos no cio. Existe ainda quem queira apenas se livrar de outros animais, mas, seja qual for o motivo, a verdade é que muitas pessoas têm por hábito colocar veneno em seus quintais e telhados. Apesar de proibido, ainda é muito fácil encontrar o popular chumbinho à venda com o único propósito de eliminar animais que incomodam. Sejam ratos, pombos ou gatos... os gatos ainda correm o risco extra de caçar algum outro animal que ingeriu veneno. De toda forma, o resultado será apenas um: morte.

Crueldades: Fora esses riscos, gatos que têm acesso à rua estão ainda expostos às inúmeras maldades que mentes cruéis são capazes de arquitetar. Infelizmente as histórias sobre os mais diversos tipos de crueldade contra gatos são muito mais comuns do que se pode imaginar: gatos enterrados vivos, olhos furados, pauladas, rabos arrancados, gatos enforcados, gatos afogados, gatos amarrados dentro de sacos plásticos, gatos queimados, mortos em rituais religiosos... e a lista poderia continuar indefinidamente...

Outros animais e doenças: Os gatos que passeiam livremente pelas ruas ainda podem se deparar com cachorros bravos ou com animais doentes. Algumas doenças, como Fiv (Síndrome de Imunodeficiência Felina) e Felv (Leucemia Felina) têm como principal forma de contágio as mordidas de outros animais contaminados. Vale ressaltar que essas doenças não têm cura e levam o gato a óbito.  
Nenhum gato e nenhuma localidade estão imunes a esses riscos. Portanto, lugar de gatos é dentro de casa! Não pense que você estará fazendo um mal para seu gatinho quando ignorar seus miados no pé da porta. Pense que você estará protegendo-o de uma morte trágica e de muito sofrimento. Isso sim é uma prova de amor para seu bichinho.  

Fonte: Mopi Bichos

Nenhum comentário: