terça-feira, 31 de maio de 2011

Conhecendo as Raças: Munchkin - O Gato "Basset"

Imagem: Revista Gatos e CIA

O termo Munchkin, em inglês, significa pessoa muito pequena ou criança. Sua principal característica é ser o único gato no mundo que possui pernas com 1/3 do tamanho normal e costas longas. Essa semelhança com o cachorrinho Bastet Hound, faz com que ele seja conhecido como o “gato basset”. Mas não é só a sua a aparência que encanta, seu temperamento e suas “manias” também agradam a qualquer um, e até parece um gato que nunca fica adulto, pois se comporta como um eterno filhote, sempre brincalhão e carinhoso.

A origem é Estados Unidos, primeiro país a reconhecer e desenvolver esta raça, mas há rumores de que o gene que resulta em gatos de patas curtas tenha se desenvolvido na Europa, segundo registros de gatos com as mesmas características na Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha, anteriores à Segunda Guerra Mundial. Dado como desaparecido na Europa, o Munchkin foi redescoberto em Rayville, Louisiana, nos Estados Unidos, por Sandra Hochenedel na década de 1980. À procura de um gato de estimação para seus três filhos, ela encontrou a fêmea grávida Blackberry, que vivia debaixo de um caminhão numa área rural.

Imagem: Arca de Noé
Ao chegar em casa, Sandra se surpreendeu ao notar que o gato era diferente de qualquer outro que ela tivesse visto antes. Seus movimentos corporais lembravam os de Ferrets e suas patas anãs assemelhavam-se às de cães da raça Corgi. Blackberry produziu várias ninhadas com gatinhos de pernas curtas e longas. Para a preocupação de Sandra, Blackberry desapareceu, levando-a a acreditar que suas características se haviam perdido. Na verdade, a herança genética dos Munchkins estava conservada nos filhotes que foram dados para uma amiga de Sandra, Kaye LaFrance. Os Munchkins de hoje são descendentes das várias colônias formadas a partir dos filhotes que Sandra deu a sua amiga.

O Munchkin é bastante indicado para a vida em apartamento. Alguns criadores apontam que as pernas curtas dificultam o animal em pular de janelas e sacadas, fazendo com que ele possa ser criado com maior segurança. Apesar das patas curtinhas, eles conseguem correr e pular da mesma forma que outras raças, porém, não pulam tão alto quanto outros bichos.
Outra “mania” única é a de ficar em pé como um “canguru”. Eles mantêm-se sobre as patas traseiras, com as dianteiras recolhidas, e sua corrida é semelhante a de um ferret pois ele tem a capacidade de fazer “curvas fechadas”, o que faz com que eles sejam muito velozes.

A raça Munchkin no Brasil

Os Munchkins são extremamente dóceis e carinhosos, se adaptando facilmente com crianças, outros gatos e até cachorros. Podemos encontrar Munchkins de todas as cores e nas variedades Long Hair e Short Hair. No Brasil, os criadores Rinaldo e Lucimara do Gatil Phoenix trouxeram dos Estados Unidos os primeiros exemplares, dando início ao desenvolvimento da raça em território nacional. São eles os donos do primeiro casal de Munchkins e os pioneiros desta raça em nosso país. O Gatil Phoenix também cria Persas, Himalaias e Exóticos desde 2004 sempre visando excelente qualidade, além de todo o carinho e dedicação que resultam em seus gatos excepcional temperamento e docilidade, o que lhes proporcionam grande destaque nas exposições felinas promovidas pela CFB | WCF.

Imagem: O Verso do Inverso
Os Munchkins hoje são reconhecidos pela UFO (United Feline Organization), TICA (The International Cat Association) e AACE( American Association of Cat Enthusiasts) e há grandes chances de serem reconhecidos muito em breve também pela WCF, presente atualmente nos cinco continentes através dos mais de 600 clubes membros, é a única Federação mundial a aceitar os títulos já adquiridos em outras federações. Certo é, que existem algumas restrições. Outras federações fazem parte da WCC - World   Cat  Congress – criado especialmente para que as grandes federações se unissem em consenso de standards, ou seja, de diferentes padrões de raças e de vários outros pontos, visando sempre o aprimoramento da gatofilia internacional.

Padrão da raça

A raça é resultado de uma mutação espontânea no código genético felino que introduziu um gene similar àquele que produz cães Dachshunds, Basset Hounds e Corgis. Devido a esta mutação autossomal ser dominante, podemos encontar Munchkins com pernas de altura “normal”, sendo que os gatos que encontram-se no padrão são chamados de Standard e os gatos fora do padrão (Non-Standard)

Corpo: De tamanho médio, deve ter uma aparência proporcional e agradável.

Orelhas: de tamanho médio a grande. Bases largas e pontas ligeiramente arredondadas

Olhos: Formato de noz, com uma expressão aberta e alegre. Não existe padrão de cor para os olhos, porém quanto mais profunda melhor.

Nariz: Longo com ligeiro break

Queixo: suave

Cauda: Proporcional ao corpo. Ao andar a cauda deve permanecer ereta.



Fonte: CFB

Um comentário:

Gatil Agata disse...

Atualizando, segue abaixo o link do único gatil no Brasil a comercializar a raça:
www.GatilAgata.com.br

Acessem e vejam mais fotos!