terça-feira, 13 de março de 2012

A doença periodontal em cães e gatos

A doença periodontal acomete 80% dos cães e gatos, acima dos quatro anos de idade, sendo a principal afecção oral na clínica de pequenos animais. É causada pela placa bacteriana que se acumula sobre toda superfície do esmalte dos dentes, principalmente no sulco gengival, onde a limpeza natural dos dentes, promovida pelo fluxo salivar, língua e abrasão dos alimentos e dos lábios, não são eficientes. A formação da placa bacteriana inicia-se entre 24 e 48 horas, estando totalmente organizada em uma semana, quando começa a causar a inflamação da gengiva (gengivite). Sobre esta placa depositam-se restos de alimentos e sais minerais da saliva, havendo a formação do cálculo dentário (tártaro). Como consequência, a progressão da doença acarreta na perda dos dentes.

Outro grande agravante é que essa doença transforma a boca em uma importante fonte de infecção, que pode se propagar para outros órgãos e infectá-los. Esses órgãos podem ser coração, pulmão, fígado, rins, articulações e as meninges.
A doença periodontal apresenta diferentes sintomas de acordo com o grau de comprometimento. Em casos mais brandos, observa-se que há a placa bacteriana sobre os dentes, gengivite e a formação de cálculos (tártaros) sobre os dentes. Em casos mais severos, observam-se os dentes cobertos pelo cálculo dentário, mobilidade ou ausência de alguns dentes, e odor fétido (mau hálito). Muitas vezes, pode ocorrer também sangramento das gengivas. Alguns animais apresentam dificuldade em se alimentar.
A prevenção dá-se por medidas preventivas como a escovação dos dentes, a utilização de produtos próprios para animais etc. Procedimentos profiláticos realizados por um dentista veterinário são importantes para a remoção dos cálculos dentários (tártaro), que a escovação não consegue remover. Todos estes passos são importantes para manutenção da saúde do periodonto (estruturas de suporte dos dentes), e para saúde dos dentes. Uma vez que a doença esteja instalada, é preciso fazer o tratamento periodontal. Lembre- se sempre de que a saúde começa pela boca.

Viviane Platzer, médica veterinária formada pela USP e responsável pelo setor de Clínica e Cirurgia do Anima Pet Care. Telefones 5081-7242 e 3969-2323. www.animapetcare.com.br

Fonte: Vidaqui

Nenhum comentário: