domingo, 13 de fevereiro de 2011

Caixa de areia

Geralmente, não encontramos muitos problemas ao ensinar um gato a usar a caixa de areia, mas existem alguns gatinhos mais "teimosos" que demoram a aprender, por isso, vou postar algumas dicas interessantes para ajudá-los nessa adaptação.


Os gatos escolhem seu "banheiro" baseando-se principalmente no substrato. Eles são muito exigentes quanto a isso, já que gostam de enterrar seus excrementos, o que dá a seus donos uma vantagem enorme sobre os donos de cachorro quando o assunto é ensinar a fazer as necessidades no local certo. Tudo o que os donos de gatos têm de fazer é criar uma área que ofereça uma substância mais desejável do que qualquer outra área, e então ensinar o gato a encontrar esse local. A maioria dos gatos prefere usar contêineres ou bandejas de plástico vendidas em lojas, e é assim que eles aprendem a fazer as necessidades no local certo "naturalmente". Normalmente, o objetivo desse adestramento é ensinar o gato a encontrar a caixa de areia, e não como usá-la.
Ao trazer um novo gato adulto ou filhote para casa, confine-o em um espaço ou cômodo pequeno com a caixa de areia. Uma dica é colocá-lo na caixa e fazer movimentos suaves para arranhar o solo com a patinha dele, mas isso não costuma ser necessário. Após alguns dias, se ele estiver usando a caixa, dá para ir aumentando, de maneira gradativa, o número de cômodos aos quais ele pode ir, sem se esquecer de deixar acesso livre à área da caixa de areia.
Uma boa regra é deixar uma ou duas caixas de areia para cada gato que tiver em casa. E se a casa for muito grande ou tiver vários andares, talvez seja necessário arranjar vários banheiros para os gatinhos.
Quando as pessoas têm problemas para ensinar os gatos a fazerem as necessidades no local correto, normalmente é porque não estão limpando a caixa de areia o bastante ou porque o gato encontrou um substrato novo do qual gosta ainda mais. Alguns gatos gostam de usar a terra ao redor de plantas, ao passo que outros desenvolvem um gosto por tapetes ou lençóis de plástico. A maneira mais fácil de eliminar tais problemas é vedar o acesso do gato a essas áreas problemáticas. Algumas vezes, isso é tão fácil quanto adicionar pedras decorativas à base da planta. Mas se não for possível eliminar a área inapropriada, tente colocar a comida ou a caminha do gato nesse local, alterando o contexto.

Fonte: Casa HSW

3 comentários:

Cibeli disse...

Que interessante ! Não tenho gatos, mas informação é sempre bem vinda !
Beijos
http://cibasdiary.blogspot.com

nanda disse...

Meu gatinho aprendeu rapidinho a usar a caixa de areia, ainda bem! rs. Muuuito legal seu blog, adorei *-* Até mais.


http://nanda-avalon.blogspot.com/

Dri disse...

Olá... obrigada pelas visitas e voltem sempre hein...

Geralmente eles aprendem meio que no "automático" rsrsrs