terça-feira, 10 de maio de 2011

Posse Consciente: Adote um amigo e seja amigo

A vida com os animais de estimação fica mais alegre, mas implica em muitas responsabilidades.

Um filhote geralmente chora muito quando chega na nova casa, faz as necessidades em lugares inadequados, precisa de cuidados extras com saúde, alimentação higiene e educação. Neste período precisa ser supervisionado mais especialmente e durante toda a vida vai precisar de um tempo de atenção, e gastos para garantia da saúde de todos.

Animais já adultos embora nem sempre preferidos podem oferecer a vantagem de já estarem educados, algumas vezes já são até vacinados e pode-se pular algumas etapas de socialização que nem todos os futuros proprietários apreciam. E assim você pode evitar com isso que um animal abandonado seja sacrificado.

No geral animais adultos oferecidos para adoção com boa índole atestada, são muito agradecidos e companheiros.


Cães e gatos quando envelhecem, tais como as pessoas, tendem a dormir mais, a ter mais lentidão, a perder a acuidade visual e auditiva, ficam sujeitos a várias doenças da velhice, como cardiopatias, tumores, obesidade, diabetes, que assim como no homem, também vão se instalando. É muito importante que sejam cuidados e sejam acompanhados pelos donos até o final. É uma fase difícil que precisa de supervisão especial.


Veja abaixo os 9 itens obrigatórios para quem tem ou quer adotar um cão ou gato:
1.        Mantê-lo SEMPRE nos limites domicílio, solto no quintal. NUNCA solto nas ruas ou preso em correntes.
2.        Vaciná-lo anualmente, quando adulto, contra a raiva e as demais doenças. Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade e, os adultos, anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie.
3.        Vermifugá-lo, quando filhote, a partir dos 20-30 dias de idade. Quando adulto, semestralmente ou anualmente.
4.        Esterilizá-lo / castrá-lo para impedir que tenha crias indesejadas. – É uma cirurgia que impede o surgimento de crias indesejadas, diminuindo o abandono e os maus tratos dos animais pelas ruas. Deve ser feita tanto nas fêmeas como nos machos. Poderá ser feita a cirurgia a partir de 30 dias de idade
5.        Socializá-lo com outros animais e com toda a família.
6.        Passear diariamente, levando-o com coleira e guia Durante o passeio, utilize sempre coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo, utilize também a focinheira e evite agressões.
7.        Manter a limpeza do local (lavar o quintal, recolher dejetos) e a higiene do animal (banhos sempre que necessário)
8.        Levá-lo ao veterinário sempre que necessário.
9.        Dar afeto e carinho.

Outras ações importantes:
·         Registro Geral do Animal (RGA) – O RGA identifica o animal e seu proprietário. Procure o Centro de Controle de Zoonoses ou os estabelecimentos veterinários credenciados para fazer o registro do seu animal.
·         Recolhimento de fezes – Todo proprietário deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, calçadas e parques. É uma atitude de cidadania e obrigatório por lei.
·         Abrigo – O cão deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento. Já os gatos preferem dormir em locais altos e aconchegantes.
·         Alimentação – Fornecer rações apropriadas de acordo com a espécie e a idade do animal. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia e os filhotes de 4 a 6 vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição. IMPORTANTE: Recolher os restos de ração do comedouro de seu animal, evitando assim a proliferação de ratos, baratas e formigas.


Fonte: Revista Decifra-me
Créditos da Imagem: 1, 2 e 3

Um comentário:

' Deniise S2 Vagneer disse...

Da uma olhadinha *-*
http://caes-osmeusosseusosnossos.blogspot.com/

Espero que goste, postei sobre seu blog.. Parabéns Pelo blog ! Sucesso..