quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Conhecendo as Raças: SPHYNX - O gato "pelado"

Exóticos! Quem não conhece se espanta com a ausência de pelos, mas pesquisando e conhecendo mais sobre a raça, o preconceito acaba e realmente vemos a beleza desses gatinhos.
=^.^=



Origem: EUA 
Perfil: Apegado
Tipo de Pêlo: Bem curto
Tamanho: Médio
Peso Mínimo: 3 Kg - Peso Máximo: 5 Kg
Temperamento: Dependente
Nível de Atividade: Baixo
Idade: média de 11 anos


Características

A característica mais marcante do Sphynx é o seu corpo sem pêlos e a sua pele enrugada. Na verdade, o corpo desses gatos é coberto por uma pelagem quase invisível, o que fez da raça um dos gatos mais exóticos do mundo. Nos EUA, ele foi apelidado de E.T. e a banda de rock norte-americana Aerosmith se aproveitou dessa imagem excêntrica e o reproduziu em camisetas do grupo e no encarte de um de seus discos. Devido seu visual, o Sphynx está longe de agradar a maioria das pessoas, que preferem gatos mais peludos e robustos. 
Outro diferencial da raça são suas rugas, que na verdade todos os gatos possuem, mas acabam sendo encobertas pela pelagem, seja ela curta ou longa. Devido a esta falta de pêlos as cores do Sphynx parecem ser tatuadas. Outra característica do Sphynx é sua oleosidade, em outras raças o óleo passa da pele para os pêlos. Mas no caso desta raça, quase sem pêlos, essa oleosidade acaba ficando na própria pele.
O Sphynx é muito esperto e afetivo. Esses gatos também são muito amigáveis, se adaptando a qualquer tipo de família. Para ele, todas as pessoas são amigas, não demonstrando, dessa forma, ter problemas com estranhos. Além disso, eles se relacionam bem com outros animais.

Histórico

Sabe-se que a ausência de pêlos do Sphynx é proveniente de mutações espontâneas em gatos de tipo oriental. Consta em estudos, que a raça tenha aparecido na época dos Astecas, na América Central. Porém, apenas a partir da década de 60, foram iniciados pesquisas acerca da ausência de pêlos nesses gatos. No final daquela década, criadores americanos já haviam conseguido o reconhecimento provisório do Sphynx como raça pela CFA (Cat Fanciers Association).
Entretanto, passados dois anos esse registro foi abolido, quando se evidenciou que existiam exemplares sujeitos a problemas de saúde, como convulsões fatais. Os problemas de saúde com essa raça diminuíram muito nos últimos 20 anos, pois os criadores acabaram aprendendo como contorná-los. Agora, eles pretendem pedir novamente o registro à CFA, porém como o Sphynx continua muito raro e pode não preencher os requisitos dessa entidade para o seu reconhecimento. Mesmo assim, eles acreditam que, em alguns anos, poderão pedir a oficialização da raça. No Brasil, a raça é raríssima, sendo praticamente desconhecida do grande público.

Cuidados

Praticamente sem pêlos para proteção, o Sphynx tem a oleosidade da pele muito elevada e caso esta não seja retirada em banhos periódicos, o gato pode deixar manchas por onde se deitar. Além disso, como seus ouvidos também não têm pêlos por dentro, acabam ficando oleosos e portanto devem ser limpos periodicamente. O próprio dono pode fazê-lo, bastando apenas algodão e um produto de higiene especial.







25 comentários:

RitaNina disse...

Eles são muuuutio lindos =3
eu amooo essa raça *w*

Anônimo disse...

parecem satânicos '-'

Anônimo disse...

Parecem gremilins!!! Rsrsrsrs

Anônimo disse...

Sonho de consumo!!!! *w*

Anônimo disse...

Eu quero um ....
lindos ..

joelma disse...

amo gatos quem poderia me fazer uma doação dessa raca femea,ficaria muito feliz
por favor me ajudem.

joelma disse...

amo gatos quem poderia me fazer uma doação dessa raca femea,ficaria muito feliz
por favor me ajudem.

Anônimo disse...

E voce satanas??? Kkkkkkk amei

DJ FORMIGA disse...

Gato.pelado....uuu

Anônimo disse...

é vc Bills?

Anônimo disse...

a q legal tenho u desses kkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

C alguem puder mi doar um desse eu agradeso pode ser macho

Anônimo disse...

O melhor gatinho! Tenho horror à pessoas que tem preconceito com esses gatinhos. do mesmo jeito que fazem com animais, fazem com pessoas também.

Anônimo disse...

Acho a pior das raças. Claramente quem defende beleza nesse gato está completamente fora de si, influenciado por força ainda não conhecidas e provavelmente são pessoas q não conhecem um bom cachorro, que por acaso da de 10 a 0 nesse gato.

Anônimo disse...

Ao senhor anômino do post acima: Vai se ferrar, seu babaca de merda.

Anônimo disse...

A senhora está fora de si. Controle-se pfvr.

Anônimo disse...

Me controlo quando você parar de ser tão babaca, seu babaca de merda.

Anônimo disse...

Sou só uma pessoa amável e cheia da razão

Anônimo disse...

É só um babaca que ama cachorro bafudo. Babaca de merda.

Anônimo disse...

Hey quer jantar cmg hj à noite?

Anônimo disse...

Claro que sim! Assim eu posso dar um soco na sua cara de babaca, seu babaca de merda.

Anônimo disse...

Vc vai estar ocupada dms me beijando loucamente

Anônimo disse...

Se eu tivesse um gato peludo, você estaria comendo pêlos. Babaca de merda.

Anônimo disse...

Se vc tivesse um gato peludo vc teria um gato minimamente repugnante

Anônimo disse...

Ok. Vai a merda. Babaca de merda.